Notícias

Pesquisar no site

Portuguese English French Spanish

Museu da Inconfidência

Dedicado para preservar a memória do movimento pela Independência do Brasil que não teve sucesso, o Museu da Inconfidência Mineira está bem no centro de Ouro Preto, instalado em prédios históricos como a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica. Recentemente o museu foi reorganizado pelo conservador-chefe do Museu do Louvre, para garantir uma melhor experiência aos visitantes.

 

 

 

 

 

 

 

Praça Tiradentes

O marco histórico de Ouro Preto, onde a cabeça do mártir da independência, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi exposta em 1792, quando a cidade ainda se chamava Vila Rica. Conhecida como “solo dos inconfidentes”, passou a ser palco de políticos mineiros, que começam suas campanhas em palanques montados na praça. Por sua localização, inclusive sendo endereço do Museu da Inconfidência, é aqui onde começa uma visita por Ouro Preto. Em um dos prédios, que aliás faz parte do conjunto arquitetônico da cidade, funciona o Centro Cultural.

 

 

 

 

Igreja de Nossa Senhora do Pilar

Conhecida por ser a segunda igreja mais rica do Brasil, devido às suas esculturas em ouro, teve seu teto pintado pelo pai de Aleijadinho, famoso artista mineiro, sendo uma das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o ciclo do ouro. Foi construída em torno de uma capela erguida por volta de 1700 e ampliada em 1712 com recursos dos devotos.

 

 

 

 

 

 

Igreja de São Francisco de Assis

Classificada em 2009 como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, a Igreja de São Francisco foi construída em estilo rococó, uma evolução do barroco mineiro, numa fase onde o ouro já não era tão abundante, decorada com mais simplicidade. Está localizada bem na frente da feirinha de artesanato de Ouro Preto.

 

 

 

 

 

 


 Feirinha de Ouro Preto

 A feirinha de artesanato em pedra-sabão, já tradicional em Ouro Preto, é parada obrigatória para conhecer mais sobre o meio de vida de parte da população local. Essa tradição nasceu provavelmente pelo interesse dos turistas em levar lembranças da terra de Aleijadinho, que fazia muitas de duas obras nesse tipo de pedra.
   Na feira são vendidos artesanatos, tabuleiros de jogos, esculturas, relógios e vasos em pedra sabão, além de camisetas, cartões postais e outros souveniers de Ouro Preto.

 

 

 

 

 

 Ladeiras de Ouro Preto

Marca característica da cidade, as ladeiras de Ouro Preto com suas incontáveis descidas e subidas, devem ser exploradas a pé. Você encontrará restaurantes, museus, prédios históricos e descobrir bastante sobre o dia-a-dia da população de Ouro Preto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Mina de Passagem

   A maior mina de ouro aberta para visitantes em todo o mundo, a Mina de Passagem está no caminho entre as cidade de Ouro Preto e Mariana. Confesso que não esperava muito pelo passeio, mas me surpreendi. Logo quando sentei no carrinho que leva os turistas para dentro de um dos túneis, vi que estava entrando num mundo diferente, onde até 1985, mais de 35 toneladas de ouro foram extraídas. Veja o artigo completo sobre a Mina de Passagem no Blog Pé na Estrada.
   Curiosidade | O nome Ouro Preto surgiu devido ao tipo de extração do ouro, que devido às características da região era todo em pó. O ouro subia para a superfície recoberto com uma camada de óxido de ferro, separado posteriormente do ouro.

 

Portuguese English French Spanish

Contato e Localização

Rua Costa Sena, 307, Centro, Ouro Preto
Minas Gerais – Brasil
Tel: +55 (31) 3551-7000
Fax: +55 (31) 3552-4001
E-mail: contato@hoteldoteatro.com.br
Cep 35.400-000
www.hoteldoteatro.com.br

Siga-nos pelo Facebook

Nossa Newsletter

Receba novidades em seu e-mail.

Indicado por: