Notícias

Pesquisar no site

Portuguese English French Spanish

Uma das mais conhecidas cidades históricas de nosso estado, berço do barroco brasileiro e patrimônio mundial da humanidade, Ouro Preto também será cenário para a exposição de obras baseadas no escritor mineiro Guimarães Rosa. A partir de 23 de abril, o Museu Casa dos Contos (Rua São José, 12 – Centro, Ouro Preto), recebe a exposição Minha vida é um bordado com Guimarães Rosa. A mostra é composta por uma coleção de bordados baseados na obra do escritor mineiro. Os textos ganham forma com as linhas coloridas, por meio das mãos de pessoas que haviam perdido a autoestima e o prazer em ler. A visitação é gratuita e ficará aberta até 13 de maio.
   As peças que compõem a exposição foram produzidas por associados do Grupo de Voluntários do Sesc unidade Floresta, em Belo Horizonte. O trabalho tem como base as rodas de leitura sobre a obra Primeiras Estórias, do escritor mineiro.
   E a atuação dos voluntários também tem chegado a outras comunidades, como é o caso de um grupo de mulheres do bairro Salgado Filho, na região Oeste de Belo Horizonte. Elas aprenderam a bordar com as voluntárias do Sesc e as peças produzidas compõem a exposição Cora Coralina: entre linhas e agulhas, a poetisa, aberta à visitação, até 30 de abril, no Centro Cultural Salgado Filho. Leia mais.
   Partindo de Ouro Preto, a exposição segue para o Museu Casa João Pinheiro, em Caeté. A visitação poderá ser feita a partir de 24 de abril. Este ano, a mostra também esteve em Cordisburgo, terra natal de Guimarães Rosa, e em Belo Horizonte, na unidade Sesc Floresta.

   SOBRE AS RODAS DE LEITURA
   As rodas de leitura promovidas pelo Sesc Floresta, com associados voluntários, têm permitido o exercício da imaginação e da memória. As novas formas de se perceber o mundo surgem a partir do incentivo à leitura, unindo-se à arte popular do bordado. À medida que a leitura acontece, os associados vão mesclando suas histórias de vida com a obra em questão.
   O objetivo desses encontros é apresentar autores renomados e o prazer da leitura a pessoas que nunca leram ou então perderam esse hábito. Para tanto, nessa ocasião, foram trabalhados os contos da obra Primeiras Estórias. Trata-se do primeiro conjunto de textos compactos a seguir a linha dos contos tradicionais, daí o nome “Primeiras” do título. Os escritos acrescentam, logo após, o termo “estória”, em oposição ao termo História, designando algo mais próximo da invenção, da ficção, marca de Guimarães Rosa (1908-1967).
   Essas sessões de leitura foram realizadas na biblioteca do Sesc Floresta,  em 2012, como parte das atividades desenvolvidas no programa Sesc + Grupos: Voluntários. É um serviço de fortalecimento de vínculos sociais, despertando o protagonismo  da pessoa idosa, colocando-a como articulador da sua própria vivência.

SERVIÇO
Exposição Minha vida é um bordado com Guimarães Rosa
Data: 23 de abril a 13 maio.  
Horário: Às segundas-feiras, das 14h às 18h; de terça- feira a domingo e feriados, das 10h às 18h.
Local: Museu Casa dos Contos (Rua São José, 12 – Centro – Ouro Preto).
Entrada Gratuita. 

Portuguese English French Spanish

Contato e Localização

Rua Costa Sena, 307, Centro, Ouro Preto
Minas Gerais – Brasil
Tel: +55 (31) 3551-7000
Fax: +55 (31) 3552-4001
E-mail: contato@hoteldoteatro.com.br
Cep 35.400-000
www.hoteldoteatro.com.br

Siga-nos pelo Facebook

Nossa Newsletter

Receba novidades em seu e-mail.

Indicado por: